Fendi e Firenze: um dia excepcional




Escadas de mármore vermelho italiano e egípcio. Uma decoração refinada, suntuosa mas, ao mesmo tempo, um chique clássico que não ostenta. Assim é a loja da Fendi em Roma, no endereço que é dos herdeiros desde 1999, comprado de uma abastada família da antiga aristocracia romana.


A marca Fendi foi idealizada por Edoardo Fendi para atender exclusivamente a clientela feminina. Começou com um atelier de roupas sob medida e foi se expandindo com o tempo.

Edoardo Fendi e sua esposa, Adele tiveram cinco filhas: Paula, Ana, Franca, Carla e Alda que, juntas trabalhavam em time como se fossem os 5 dedos de uma mão, ajudando a expandir ainda mais os negócios do pai.

Eis que surge o estilista novato Karl Lagerfeld, em meados da década de 60 e que se tornou o grande criativo da marca Fendi por 54 anos. Foi o mentor dos desfiles de alta costura da Fendi, com modelos famosas durante várias décadas, influenciado inúmeras outras casas de moda italiana e mundo afora.


A Fendi é reconhecida pelo seu preciso e minucioso trabalho com peles. Casacos, roupas, sapatos e bolsas levaram a marca Fendi ao longo dos anos ao estrelado da moda mundial, mas foram as bolsas ‘baguette’ que elevaram a marca Fendi ao nível absoluto da moda de luxo em todo o mundo. Fomos conhecer o atelier de produção das coleções de pele da Fendi, onde sr. Atílio trabalha há 36 anos. Uma experiência realmente sensacional!

Hoje a Fendi é 100% do grupo LVMH, mas uma das filhas ainda trabalha na marca como designer.







Trem para Firenze

Com as malas prontas - e despachadas diretamente para o hotel em Firenze - pegamos a classe executiva do Frecciarossa rumo a Santa Maria Novella, em Firenze. 1h36 minutos depois, desembarcávamos em Firenze para uma aventura na Toscana.



Um vinhedo na Toscana



Depois da curta jornada de trem entre Roma e Firenze, fizemos uma parada simplesmente sensacional, antes do jantar. Vinícola Marchesi Antinori, um dos precursores dos famosos vinhos conhecidos como 'Super Toscanos', vinhos que subverteram a classificação tradicional de serem quase que 100% feitos com a uva Sangiovese e introduziram outras cepas à sua produção, fazendo blends de uma qualidade ainda superior aos classificados como os DOC e os DOCG italianos.


A vinícola é maravilhosa, contruída para ser além de uma área produtiva, também uma vitrine da marca. Escadas em caracol te levam às áreas de plantio de algumas cepas. No alto, um bar/bistrô ao ar livre te convida a uma tacinha ou um típico aperitivo toscano. Abaixo, uma área reservada à degustações privadas, seguido de loja e mais um espaço para provar todos os rótulos da marca. Uma experiência sensorial inigualável.











Um sonho de hotel na Toscana



Após a idílica visita à cantina Antinori fomos recebidas para um maravilhoso jantar ao pôr do sol, no Castello di Casole, uma das maiores propriedades privadas em toda a Itália. Duas magníficas alamedas cercadas de ciprestes levam ao histórico e encantador edifício principal, com quintas restauradas espalhadas entre os quase 1.700 hectares da propriedade.


O hotel faz parte da rede Belmond, a mesma do Copacabana Palace no Brasil e oferece todo o requinte, luxo e aconchego de um hotel 5 estrelas. Piscinas de borda infinita, spa com todos os tipos de tratamentos, restaurantes assinados por grandes chef’s italianos e paisagens deslumbrantes, de extasiar-se em todos os momentos do dia.


Um animado jantar sob a luz do fim do dia na Toscana, bons vinhos, produtos típicos toscanos e um menu preparado exclusivamente para o nosso grupo, com antipasti, primo piatto, secondo piatto e, claro, um belíssimo dolce para encerrar a noite de degustações e animação.













Fotos e texto: Cyntia Braga




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo